top of page

Psicologia Clínica

Na Iris Health, realizamos atendimentos psicológicos para adolescentes, adultos, idosos e casais, e o cliente escolhe a modalidade de atendimento que deseja ser atendido, presencial ou online.

Os atendimentos psicológicos são pautados na Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) e visam o tratamento de psicopatologias, dependências químicas, compulsões, transtornos psicológicos, avaliação psicológica, orientação vocacional, além de viabilizar o autoconhecimento, a promoção da saúde, o bem-estar e a qualidade de vida.

O trabalho terapêutico é desenvolvido garantindo a ética e o sigilo profissional, bem como, respeito, liberdade, dignidade, integridade e igualdade dos clientes e dos grupos terapêuticos.

Confira a seguir o que é a Psicologia e como a terapia psicológica pode transformar a sua realidade.

Sala de terapia

A especialidade

O cenário de mudanças sociais e culturais, desafios, conflitos interpessoais e profissionais, assim como, desastres, catástrofes, mudanças políticas, crises econômicas e o surgimento de novas desordens psíquicas, têm marcado a experiência humana na contemporaneidade, gerando um impacto direto no estilo de vida das pessoas e, por vezes, adoecimento psíquico.

Diante destas novas configurações sociais e dos sofrimentos inerentes à nossa época, cresce a demanda por profissionais de saúde mental que encarem os novos paradigmas, que desafiam a Psicologia e as ciências como um todo, de forma ética, adotando uma abordagem que enxerga o ser humano de modo integral, sem desconsiderar a sua complexidade e sua subjetividade.

Dentre os diversos ramos de estudo das ciências humanas, a Psicologia colabora com o estudo da subjetividade, e assim, contribui para a compreensão da totalidade da vida humana. Sendo assim, é o ser humano e todas as suas expressões visíveis, invisíveis, singulares e genéricas, a matéria prima fundamental para a Psicologia.

A subjetividade é a síntese singular e individual que cada um de nós vai constituindo conforme vamos nos desenvolvendo e vivenciando as experiências da vida social e cultural; é a síntese que de um lado nos identifica, por ser única. e de outro lado nos iguala, na medida em que os elementos que a constituem são experienciados no campo comum da objetividade social (Bock, 2009, p.22-23).

A subjetividade é no ser humano o mundo das ideias, significados, sentimentos e emoções que são construídas pelas pessoas a partir de suas interações sociais, vivências e constituição biológica, que são as fontes das manifestações afetivas e comportamentais experienciadas, que por vezes são também as fontes de sofrimento mental para muitas pessoas.

Cabe ao Psicólogo o trabalho de compreender - tendo como base o conhecimento técnico da Psicologia - a dimensão subjetiva da realidade do indivíduo, com o intuito de auxiliar este sujeito a possuir maior autonomia, garantindo a autoria de sua própria história de vida.

Sendo assim, o Psicólogo atua em diferentes situações, com pessoas de diversas idades, gêneros e necessidades, com um principal objetivo, promover saúde, fazendo com que as pessoas compreendam cada vez mais e melhor o seu papel no mundo, na sociedade e a sua contribuição histórica e social enquanto ser humano.

bottom of page